5 doenças causadas pela pressão alta

Pressão alta causa diversas doenças
Foto: iStock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é caracterizada por níveis de pressão arterial acima de 140x90mmHg (“14 por 9”). A condição prejudica a circulação sanguínea e faz com que os órgãos deixem de receber sangue e oxigenação suficientes, o que pode ocasionar graves consequências.

Roberto Yano, cardiologista especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e Associação Médica Brasileira, explica quais são as doenças que podem ser desencadeadas pela pressão alta.

1 – Infarto

O infarto agudo do miocárdio ocorre geralmente quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração. Sem sangue, o tecido perde oxigênio e morre. Yano explica que a pressão alta é o principal fator de risco para o infarto.

“O excesso de pressão sobre a parede do coração dificulta o seu pleno funcionamento, podendo ocorrer dificuldade na contração e no relaxamento do músculo cardíaco. Além disso, quando a hipertensão não é tratada adequadamente, ao longo dos anos, as artérias coronárias são fragilizadas e lesionadas, ocorrendo o acúmulo de gordura no subendotélio, o que pode resultar no temido infarto”, pontua o especialista.

2 – Derrame cerebral

O acidente vascular cerebral (AVC) consiste no entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo cerebral. “Da mesma maneira que a pressão alta lesiona as artérias do coração, ela pode afetar as artérias cerebrais, provocando o AVC”.

Há ainda a arritmia específica, chamada de fibrilação atrial, que pode ocorrer devido à pressão alta. É potencialmente grave, já que causa coágulos no coração, que se desprendem e entopem a artéria cerebral.

Quando não mata, o AVC pode provocar sequelas leves e ageiras ou graves e incapacitantes, como paralisia de partes do corpo.

3 – Insuficiência cardíaca

Ocorre quando o coração não bombeia mais sangue o suficiente para nutrir o corpo. “A pressão alta dificulta o batimento natural do nosso coração, exigindo que ele faça mais força do que deveria. Com o ar do tempo, isso provoca aumento de tamanho do órgão e o déficit no seu funcionamento. Como consequência, o coração fica fraco, ou seja, com insuficiência cardíaca”, afirma Yano.

4 – Insuficiência renal

Para que os rins funcionem, é preciso que a pressão arterial esteja normal. Segundo o cardiologista, a pressão alta sobrecarrega e enfraquece os rins, assim como rins fracos descontrolam a pressão arterial. Se não tratado, pode levar à perda renal e necessidade de diálise.

5 – Arritmia cardíaca

Condição em que ocorre alteração do ritmo dos batimentos cardíacos. Casos graves podem ocorrer decorrentes da hipertensão arterial.

Veja também: Com gripe e Covid em alta, confira 6 dicas para se proteger

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A exposição excessiva ao sol e fatores genéticos podem ser as causas relacionadas ao câncer de pele....

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] Com a proximidade do início do verão, a combinação sol, areia, praia, piscina e excesso de suor...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A infância é um período de grande desenvolvimento. Nesta fase, as crianças possuem, em média, necessidades nutricionais...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O envelhecimento é um processo natural da vida e se dá por diversas mudanças físicas, psicológicas e...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] O uso de diferentes tipos de medicamentos sem a orientação farmacêutica e médica pode colocar em risco...

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”] A enxaqueca é um tipo recorrente de dor de cabeça, que afeta cerca de 30 milhões de...

Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!