Farmácias do RJ não têm autorização para realizar ou vender testes de coronavírus

Vigilância Sanitária do município informa que a atual legislação não abrange a realização de testes rápidos para Covid-19 por estabelecimentos farmacêuticos.
testes de coronavírus

O jornal O Globo noticiou ontem (12/04) que há farmácias realizando e comercializando testes para diagnóstico de Covid-19. Segundo a Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, esses estabelecimentos estão irregulares, pois não há regulamentação sobre esse assunto.

No sábado, o Boletim 4 do É de Farmácia abordou a questão e informou que os testes para coronavírus em farmácias e drogarias não estão previstos na política do Ministério da Saúde para enfrentamento da Covid-19 e ainda não foram autorizados pela Anvisa. Apesar de haver uma expectativa para que isso ocorra, nada foi regulamentado ainda.

O teste para coronavírus faz parte do rol de testes laboratoriais remotos. Em alguns estados do País, existem leis específicas autorizando estabelecimentos farmacêuticos a fazerem esse tipo de teste, mas não é o caso do Rio de Janeiro.

A Vigilância Sanitária do município informou que a atual legislação não abrange a realização de testes rápidos para Covid-19 por estabelecimentos farmacêuticos. “Importante esclarecer que cabe à Anvisa a regulamentação para a venda desse tipo de produto, até o momento com a comercialização restrita à rede hospitalar”, diz a nota.

Sobre a venda de kits em duas farmácias, a Vigilância Sanitária do Rio informa que o procedimento é irregular. Pela gravidade do fato que envolve uma pandemia, a Vigilância pode disponibilizar uma equipe do plantão 24 horas para fazer a inspeção, bastando ter o aos endereços dos estabelecimentos.

Leia também: Farmácias podem aplicar testes de coronavírus?

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil....
Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!