Jurídico da Ascoferj responde. Pode ser também uma dúvida sua

O consultor jurídico da Ascoferj, Gustavo Semblano, após a LIVE de sexta ada (27/03), recebeu as perguntas abaixo. Veja como ele responde.
Foto: Freepik

O consultor jurídico da Ascoferj, Gustavo Semblano, após a LIVE de sexta ada (27/03), recebeu as perguntas abaixo. Veja como ele responde.

1) As cloroquinas não entram no SNGPC, mas precisam da receita especial? Meu entendimento foi de que seria “suspensa” também essa exigência. 

A Resolução RDC nº 351/2020 incluiu na lista C1 da Portaria SVS/MS nº 344/98 a cloroquina e a hidroxicloroquina (art.1º), exigindo a apresentação de Receita de Controle Especial (art.2º) e sujeitando-os à escrituração no SNGPC (art.4º) durante os primeiros 30 (trinta) dias de vigência da norma, pois após tal período será possível a dispensação de tais medicamentos mediante receita médica comum (art.3º).

O que a norma isentou foi:

i) A sujeição dos medicamentos aos “demais controles estabelecidos pelas Portarias SVS/MS nº 344/1998 e 06/1999, incluindo as determinações referentes à embalagem e rotulagem” (art.5º);

ii) A exigência da apresentação de Receita de Controle Especial em relação aos “medicamentos à base de cloroquina distribuídos no âmbito de programas públicos governamentais”, nos termos do art.2º, parágrafo único, inserido pela Resolução RDC nº 354/2020.

Observação: De acordo com a Nota Informativa nº 05/2020, “o Ministério da Saúde disponibilizará para uso, a critério médico, o medicamento cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves, em pacientes hospitalizados”.

2) Sobre ajuste de preços: As farmácias de manipulação já estão desde dezembro de 2019 lidando com aumentos exorbitantes de insumos já por conta da Covid-19, e a hidroxicloroquina, é claro, também.  Pode ser reado?

O que a legislação brasileira afasta é o aumento injustificado e desproporcional, e não a majoração de preços decorrentes do aumento do preço dos insumos farmacêuticos pelos fornecedores, o que poderá ser comprovado por meio de notas fiscais de entrada de 10/2019 a 03/2020, mostrando que a empresa manteve a mesma margem de antes do boom de preços.

3) Sobre o horário de funcionamento: Nossas unidades estão dentro de prédios comerciais que estão restringindo horário e proibindo o dos clientes/pacientes. Nós adaptamos os horários. Isso poderá ser um problema?

Sugiro comunicar formalmente pelos meios eletrônicos ao CRF/RJ, evitando, assim, que ocorra qualquer autuação, sobretudo pela liberação da fiscalização pela recente Resolução CFF nº 682/2020.

O Jurídico da Ascoferj está à disposição para tirar outras dúvidas.

Leia também: Fechamento do comércio prorrogado, mas farmácias funcionam

 

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil....
Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!