Visa/RJ emite nota técnica sobre testes rápidos para Covid-19 em farmácias

A Visa/RJ reforça que a realização e a comercialização de testes de Covid-19 em farmácias ainda não é permitida.
Subvisa/RJ emite Nota Técnica sobre testes rápidos de Covid-19 em farmácias
Foto: freepik

A Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio de Janeiro publicou hoje (22/4) uma nota técnica sobre testes rápidos para fins diagnósticos de Covid-19.

A Nota Técnica 04/2020 informa que não é permitida a venda ou o uso dos testes rápidos para Covid-19 em farmácias e drogarias, já que esse tipo de comércio e serviço não são abrangidos pela Resolução RDC 44/2009, da Anvisa, que regulamenta a prestação de serviços farmacêuticos, entre eles somente aferição dos parâmetros bioquímicos (glicemia capilar), aferição de parâmetros fisiológicos (pressão arterial e temperatura corporal) e istração de medicamentos (injetáveis e aerossol).

Segunda a Visa/RJ, a execução dos testes laboratoriais remotos-TLR (point-of-care) e de testes rápidos deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública ambulatorial ou hospitalar conforme estabelecido no item 6.2.13 da RDC 302/2005, não sendo, dessa forma, permitido o uso em farmácias e drogarias.

Mesmo que a drogaria ou farmácia possua liminar judicial deferida autorizando a execução de testes rápidos ou testes laboratoriais remotos para parâmetros bioquímicos além da glicemia capilar, ela não se estende a execução de testes para Covid-19.

De acordo com a nota técnica da Visa/RJ, a Covid-19 é uma doença de notificação compulsória imediata e dever ser comunicada seguindo as orientações do Ministério da Saúde (Boletim Epidemiológico 8 – COE Coronavírus).

“Os testes rápidos para a detecção de anticorpos IgM/IgG representam uma alternativa rápida para o diagnóstico, podendo apoiar a investigação de surtos e o acompanhamento da população assintomática, porém não são atualmente recomendados para finalidade diagnóstica da Covid-19”, diz a nota.

Leia o documento na íntegra.

Veja também: Farmácias do RJ não têm autorização para realizar ou vender testes de coronavírus

 

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil....
Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!