Anvisa torna obrigatória a retenção de receita de canetas emagrecedoras

Decisão visa coibir o uso irracional de medicamentos para emagrecimento; produtos são originalmente indicados para diabetes.
Anvisa alerta sobre falsificação dos medicamentos Tysabri e Ozempic
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quarta-feira (16/4), reforçar o controle sobre a prescrição e a venda de medicamentos agonistas GLP-1 — classe que inclui fármacos como semaglutida, liraglutida e tirzepatida —, usados no tratamento de diabetes e, em alguns casos, para perda de peso. A medida visa combater o uso inadequado desses medicamentos, após relatos de eventos adversos graves.

Espaço publicitário

Novas regras e prazos

A partir da publicação da atualização da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 471/2021 no Diário Oficial da União (DOU), que deve ocorrer nos próximos dias, as farmácias e drogarias terão 60 dias para se adequar às seguintes exigências:

  • Retenção da receita: assim como ocorre com antibióticos, as farmácias deverão reter uma via do receituário, que ará a ter duas vias obrigatórias.
  • Validade de 90 dias: as prescrições só poderão ser utilizadas dentro desse prazo, contado a partir da data de emissão.
  • Registro no SNGPC: a compra e venda desses medicamentos — tanto industrializados quanto manipulados — deverão ser registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

Fonte: CFF

Leia também: Justiça suspende norma sobre a prescrição de medicamentos

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Público descobriu técnicas para influenciar a decisão de compra do cliente no PDV....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!