Cerca de 10% dos pacientes com Parkinson são diagnosticados com menos de 50 anos

Doença de Parkinson geralmente tem diagnóstico tardio
Foto: Reprodução da Internet

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Embora a maioria dos pacientes com Doença de Parkinson tenha mais de 60 anos, estima-se que em cerca de 10% dos casos a doença se manifeste antes dos 50 anos. Um relatório divulgado em junho pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que a prevalência do Parkinson dobrou nos últimos 25 anos, ou seja, 8,5 milhões de pessoas no mundo vivem com a doença.

Aumento de casos

“O aumento dos diagnósticos também está relacionado ao crescimento do número de especialistas que trabalham com distúrbios de movimento e que são capazes de identificar mais tranquilamente a doença”, afirma Renan Rocha, gerente de Produto de Neurologia da Zambon.

A doença é uma das prioridades da Zambon, que vem investindo significativamente em pesquisas de doenças crônicas e degenerativas. O objetivo é promover a qualificação médica e a globalização das informações, de forma a antecipar o diagnóstico, retardar a progressão da doença e manter a qualidade de vida dos pacientes.

O que é a Doença de Parkinson?

É causada por uma degeneração progressiva dos neurônios que produzem a dopamina, neurotransmissor que ajuda na comunicação entre as células nervosas e é essencial para o controle dos movimentos dos músculos. A ausência da dopamina causa tremores, mais conhecido sintoma da doença.

Em muitos casos, as pessoas desenvolvem bradicinesia, caracterizada pela lentidão dos movimentos, quase sempre de um lado só do corpo. Yvi Gea, diretora médica da Zambon, explica que existem ainda outros sintomas não motores que podem aparecer e que são dificilmente relacionados ao Parkinson, como tristeza, ansiedade, distúrbios de humor e de sono, depressão, problemas urinários, sintomas gastrointestinais e dor.

Tratamento

Mesmo que não tenha cura, existem algumas terapias que ajudam a controlar os sintomas e permitem que o indivíduo continue exercendo suas atividades. O tratamento com medicamentos estimula a oferta de dopamina. Por isso, quanto mais cedo se diagnosticar a doença, melhor será o tratamento.

Veja também: Vacinação de gestantes está baixa no País

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!