Como a biocelulose revolucionou o tratamento de feridas

Biotecnologia retém grandes quantidades de água e adapta-se perfeitamente às superfícies de contato, como a pele humana.
Como a biocelulose revolucionou o tratamento de feridas
Foto: Divulgação

A biocelulose é um material produzido por bactérias, como a Acetobacter xylinum, por meio da fermentação de açúcares e materiais orgânicos, um processo que ocorre naturalmente em frutas e outras fontes vegetais. Durante a fermentação, as bactérias secretam celulose, formando uma manta gelatinosa que é posteriormente purificada. O resultado é um material com uma estrutura altamente cristalina e pureza excepcional.

Leia: Como a tecnologia pode reduzir os roubos de medicamentos em farmácias

Como a biocelulose revolucionou o tratamento de feridas
Foto: Biocelulose

Entre as principais características da biocelulose está sua capacidade de reter grandes quantidades de água e se adaptar perfeitamente às superfícies de contato, como a pele humana. O material tem se mostrado superior aos curativos convencionais, acelerando o processo de cicatrização.

Thiago Moreschi, CEO da Vuelo Pharma, detalha que os curativos de biocelulose promovem um crescimento mais rápido do tecido de granulação — etapa essencial do processo de cicatrização das lesões de pele.

O curativo Membracel, desenvolvido pela Vuelo, substitui temporariamente a pele em casos de lesões, como queimaduras de segundo grau, por exemplo. Moreschi explica que, ao proteger até 95% da extensão da lesão, o curativo isola as terminações nervosas, aliviando a dor desde a primeira aplicação. “A menor frequência de trocas dos curativos contribui para o bem-estar do usuário e evita traumas no tecido recém-formado, reduzindo o risco de complicações”, conta ele.

A biocelulose funciona como uma barreira física eficaz, protegendo a área da lesão contra contaminação por agentes externos e diminuindo o risco de infecções. Os curativos são atóxicos e inertes, garantindo que não causem reações alérgicas ou adversas.

Leia também: Cidade no RJ inaugura farmácia de plantas medicinais

Além de suas qualidades terapêuticas, a produção de biocelulose é mais sustentável do ponto de vista ecológico. Utilizando recursos renováveis e evitando o desmatamento, este material representa um avanço importante em termos de impacto ambiental.

Créditos das fotos: Marcelo Krelling e Helen de Moraes A. de Souza

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!