Como fortalecer os laços com os clientes no Dia das Mães

RD Station destaca como o marketing conversacional pode intensificar o relacionamento entre marcas e clientes por meio de interações personalizadas.
Como fortalecer os laços com os clientes no Dia das Mães
Foto: Divulgação

No Dia das Mães, as conexões ganham ainda mais significado. E, no mundo digital, ferramentas como o WhatsApp se tornaram essenciais para aproximar marcas de seus clientes, oferecendo interações personalizadas, ágeis e humanizadas. Mais do que um canal de comunicação, trata-se de um elo poderoso para criar experiências memoráveis e estreitar relacionamentos. No Brasil, o WhatsApp se destaca como a principal ferramenta dessa transformação, sendo um dos aplicativos mais utilizados e baixados nas lojas virtuais — o que contribui para atrair, engajar e converter consumidores.

Espaço publicitário

De acordo com o estudo Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station, unidade de negócio da TOTVS, 70% das empresas brasileiras já utilizam o WhatsApp de forma estratégica. Esse número vem crescendo ano após ano, impulsionado pelo alto índice de sucesso na conversão de leads: 70% dos times comerciais afirmam que o app supera métodos tradicionais, como visitas presenciais (32%) e chamadas telefônicas (31%).

Leia: Abradilan Conexão Farma 2025 reúne mais de 30 mil visitantes

“Em um momento no qual a conexão pessoal ganha ainda mais importância, o marketing conversacional se destaca como ferramenta essencial para as marcas estarem verdadeiramente próximas de seus clientes. A agilidade e a personalização na comunicação, permitidas por essa estratégia, criam um diálogo mais próximo e customizado. Ao priorizar interações relevantes e eficientes, as empresas fortalecem o relacionamento com o público, transformando cada conversa em uma oportunidade de fidelização e, consequentemente, de aumento nas vendas”, destaca Vicente Rezende, CMO da RD Station.

Neste Dia das Mães, o poder das interações personalizadas ganha ainda mais destaque. É o momento ideal para fortalecer o vínculo com os clientes, oferecendo sugestões de presentes e ofertas especiais de forma próxima e relevante. Essa é a essência do marketing conversacional: transformar cada conversa em uma experiência única e significativa. Para ajudar empresas a explorarem ao máximo esse potencial em datas comemorativas, a RD Station reuniu boas práticas para vender mais pelo WhatsApp.

Crie um primeiro contato eficiente

No Dia das Mães, muitos consumidores procuram presentes ou serviços de última hora. Para aumentar as chances de conversão, é essencial responder rapidamente e oferecer um atendimento personalizado. O estudo da Meta com o Boston Consulting Group (BCG), sobre mensagens de negócios no Brasil, indica que 80% das empresas brasileiras já usam mensagens para interagir com clientes na fase de pré-venda.

Segmente seu público de forma automatizada

O envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão é uma das estratégias mais utilizadas (45%), segundo o estudo da RD Station — o que evidencia uma oportunidade significativa de otimizar esse processo. No entanto, é fundamental o uso da API oficial do aplicativo, pois, além de garantir o alinhamento com as políticas da Meta, evita problemas como bloqueios ou banimentos do número utilizado para a comunicação.

Muitas empresas ainda enfrentam desafios para melhorar a eficiência, ganhar escala e mensurar os resultados das interações no WhatsApp. A automação da jornada do lead e do cliente é essencial para transformar essa realidade. Utilizando ferramentas que permitem disparos programados, personalizados e segmentados, é possível enviar conteúdos específicos em momentos estratégicos da jornada de cada consumidor — como lembretes de promoções ou sugestões de presentes. Isso garante relevância e engajamento, especialmente em datas comemorativas.

Automatize e agilize suas interações

A automação via chatbots e respostas rápidas permite que as empresas atendam mais clientes simultaneamente, mantendo a qualidade e garantindo interações ágeis e eficientes. Mas a expectativa em relação ao futuro da experiência do cliente, impulsionada por IA, vai além da agilidade: a palavra-chave é personalização.

Quase dois terços (61%) dos consumidores, de acordo com a pesquisa CX Trends, esperam um atendimento mais personalizado com o uso de IA — e essa customização não é apenas um diferencial, mas um fator crítico para a fidelização. Diante dessas expectativas elevadas, os inovadores em experiência do cliente (CX) estão adotando a IA com confiança: 91% acreditam que a tecnologia pode personalizar interações de forma eficaz.

Aposte em anúncios direcionados para o WhatsApp

O tráfego pago é um forte aliado do marketing conversacional, e anúncios com chamadas que direcionam ao WhatsApp têm se mostrado muito eficazes para gerar conversas e impulsionar vendas. Segundo a Meta, 70% dos consumidores preferem iniciar o contato por esse canal, e 39% das empresas já captam leads diretamente por lá — o que resulta em interações mais qualificadas.

No Dia das Mães, essa abordagem se torna ainda mais poderosa. Campanhas específicas com CTAs voltadas ao WhatsApp ajudam a criar conexões mais próximas e personalizadas com os clientes. Quando integradas a uma ferramenta de atendimento digital, essas interações ganham escala, com processos automatizados, agilidade no atendimento e encaminhamento estratégico para atendentes humanos, quando necessário.

Além disso, a automação permite analisar dados importantes — como objeções frequentes, tempos de resposta e oportunidades de melhoria — tornando o processo mais eficiente e orientado a resultados.

O Dia das Mães é uma chance valiosa de reforçar conexões genuínas. E, com o WhatsApp como ponte, empresas podem transformar conversas simples em experiências memoráveis.

Leia também: Encontro Pós-NRF acontece no Rio de Janeiro

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Público descobriu técnicas para influenciar a decisão de compra do cliente no PDV....
Com fórmula avançada de ácido salicílico, ácido tranexâmico, vitamina C e niacinamida, o sérum entrega uma combinação sinérgica de ativos com ação multibenefícios....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!