Consumidor deverá ser informado com antecedência sobre interrupção no serviços públicos

Entre os serviços aparecem o de energia elétrica, de abastecimento de água e de gás.
Lei altera informes de serviços públicos
Foto: freepik

Foi publicada, no Diário Oficial da União, no último dia 23 de dezembro de 2019, a Lei Estadual nº 8.695/2019, que dispõe sobre a quitação de faturas em atraso no ato de interrupção de serviços essenciais, como energia elétrica e abastecimento de água e gás.

O que diz a nova lei

A partir de agora, as concessionárias deverão informar ao consumidor, por telefone ou correio eletrônico, com 48 horas de antecedência sobre a interrupção das atividades.

Também deverá ser oferecido ao consumidor inadimplente a possibilidade de pagamento por meio de cartão de débito das faturas atrasadas. Além disso, as concessionárias poderão, a critério individual, oferecer o parcelamento das faturas por qualquer forma de pagamento.

Em caso de o agente concessionário, no ato do desligamento, não encontrar o consumidor, ele está autorizado a prosseguir com o corte.

As empresas que descumprirem a norma estarão sujeitas ao pagamento de multa, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, que será revertida ao Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPROCON).

Veja também:

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil....
Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!