Justiça proíbe o CRF-RJ de cobrar anuidade de filial

O Departamento Jurídico da Ascoferj obteve vitória inédita no Rio de Janeiro, que poderá beneficiar toda a classe empresária do Estado.

O Departamento Jurídico da Ascoferj obteve vitória inédita no Rio de Janeiro a favor de uma empresa associada, que, no futuro, poderá beneficiar toda a classe empresária do Estado. A Justiça Federal proibiu o CRF-RJ de cobrar anuidades das filiais, permitindo apenas a cobrança de anuidade da matriz.

De acordo com o consultor jurídico Gustavo Semblano, o artigo 6° da Lei Federal nº 12.514/11 estabelece os valores das anuidades de acordo com as características de cada empresa com base no capital social, ou seja, as anuidades cobradas pelo CRF-RJ somente podem ser cobradas por empresa e não por estabelecimento.

Se uma farmácia tiver dez filiais, só se poderá cobrar um único valor, que varia de acordo com o capital social da empresa. Há uma única exceção: se cada filial tiver o seu próprio capital social. Aí sim, o CRF-RJ poderá cobrar anuidade de todas as filiais.

Além disso, a sentença condenou o CRF-RJ a estornar, com correção pela taxa Selic, os valores cobrados anteriormente, que deverão ser devolvidos à farmácia associada.

“Esse precedente jurisprudencial é maravilhoso. Não me lembro de uma decisão semelhante no Rio de Janeiro. Uma decisão que pode ajudar em futuros processos”, comentou Semblano.

Fonte: Ascoferj

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil....
Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!