Durante a 15ª reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS), realizada em 15 de março de 2018, foi anunciada a aprovação de parcerias da biofarmaceutica Gilead Science com dois laboratórios públicos para o desenvolvimento nacional de medicamentos essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS).
As parcerias serão para a produção de Sofosbuvir – utilizado no tratamento de Hepatite C – e a combinação de tenofovir/entricitabina para a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), medida de prevenção que diminui as chances de contrair o HIV em caso de exposição.
Os parceiros de cooperação do processo produtivo serão o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco – LAFEPE para a produção de Sofosbuvir e o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos – NUPLAM para tenofovir/entricitabina. Além disso, a Nortec Química será responsável pelo Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) de ambas as formulações, consideradas tecnologias inovadoras que revolucionaram o tratamento da Hepatite C e da PrEP.
“Negociar preços escalonados e acordos de transferências de tecnologia fazem parte das Políticas de o da Gilead Sciences, que permitem que os tratamentos mais inovadores sejam disponibilizados em todos os países para todos os pacientes que deles necessitem”, afirma Norton Oliveira, Vice-Presidente para América Latina.
“Com a aprovação dos projetos, a Gilead Sciences sinaliza seu compromisso de longo prazo com Brasil e disposição em contribuir com a estratégia de desenvolvimento e transferência de tecnologia produtiva do país”, reforça Christian Schneider, Gerente Geral da Gilead no Brasil.
Fonte: Gilead Sciences