Novas medidas de prevenção à Covid-19 no ambiente de trabalho são divulgadas

Novas medidas de prevenção à Covid-19 são adotadas
Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

 

Publicada hoje (25), a Portaria Interministerial nº 14/2022, do Ministério do Trabalho e Previdência em conjunto com o da Saúde, traz novas diretrizes para a prevenção e o controle dos riscos de transmissão da Covid-19 em ambientes de trabalho. A legislação altera o Anexo I da Portaria Conjunta nº 20, de 18 de junho de 2020, que trata do mesmo tema.

Principais alterações

A principal mudança é a redução do período de afastamento dos trabalhadores positivados de 15 para 10 dias, havendo a possibilidade de diminuição para sete dias, caso o funcionário apresente resultado negativo em exame laboratorial ou não apresente febre há 24 horas, sem tomar antitérmicos e com a melhora dos sintomas respiratórios.

O documento informa também que, na ocorrência de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, a empresa pode adotar, a seu critério, o teletrabalho como uma das medidas para evitar aglomerações. A medida serve também para indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades.

Empresas devem oferecer orientações

De acordo com a portaria, a empresa deve estabelecer e divulgar orientações com as formas de prevenção da doença, de forma que todos os colaboradores e terceirizados estejam cientes. Os protocolos devem incluir e valer para todas as áreas comuns da organização, como refeitórios, banheiros, vestiários, áreas de descanso e, quando fornecido, transporte.

Além disso, deve disponibilizar recursos para a higienização das mãos, incluindo água, sabonete líquido, toalha de papel, descartáveis e lixeira. Sanitizantes, como álcool a 70%, também entram na lista.

Outra medida que precisa ser adotada é a manutenção da distância mínima de um metro entre os trabalhadores e os trabalhadores e o público.

Veja também: Notificação de resultados de testes rápidos deve ser enviada em até 5 dias, informa IVISA-RIO

Fonte: Revista da Farmácia

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!