Obesidade e o cuidado farmacêutico

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é comemorado em 11 de outubro.
Como o farmacêutico pode ajudar no controle da obesidade | Crédito: Shutterstock

No dia 11 de outubro comemora-se o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Em todo o mundo, o número de indivíduos obesos tem aumentado rapidamente, tornando a doença um problema de saúde pública. A obesidade é uma doença crônica, silenciosa, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal. O parâmetro utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o diagnóstico em adultos é o do índice de massa corporal (IMC), que deve ser calculado pela divisão do valor do peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. O peso normal é identificado quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Acima de 30 é considerado obesidade; e, acima de 40, considera-se a pessoa portadora de obesidade mórbida.

São muitas as causas da obesidade, o excesso de peso pode estar associado à genética do indivíduo, às disfunções endócrinas e aos maus hábitos alimentares. A alimentação inadequada é uma das principais causas da obesidade. Para manter o peso ideal, é necessário equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a quantidade de energia gasta nas atividades do dia. Assim, o sedentarismo é também um importante fator que contribui para a doença.

Veja também: Cinco os para prestar serviços de saúde com qualidade

Fatores de risco para obesidade

A obesidade é um fator de risco para várias doenças que podem levar a graves complicações de saúde e acarretar até mesmo a morte. A pessoa obesa tem mais propensão a desenvolver diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares, artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e vesícula, distúrbios hormonais e outros. A obesidade também pode interferir com fatores psicológicos, acarretando estresse, crises de compulsão alimentar, diminuição da autoestima e depressão.

O farmacêutico tem importante função na prevenção da doença. Por meio da consulta farmacêutica, é possível monitorar o peso do paciente e ofertar orientações que contribuam para a adoção de um estilo de vida mais saudável, uma dieta equilibrada, práticas de atividades físicas e encaminhamento do paciente para profissionais que julgar necessário.

Contribuições do farmacêutico no controle da doença

Diante de um diagnóstico de obesidade, o uso de medicamentos deve ser de acordo com o perfil do paciente e da sua dificuldade em aderir à dieta adequada. O farmacêutico deve disponibilizar o acompanhamento por meio de consultas, com o objetivo de garantir a adesão necessária ao tratamento.

Cirurgias bariátricas, cada vez mais, são indicadas para tratar a obesidade e as doenças associadas. Atualmente, as indicações são para pacientes com IMC acima de 40 e IMC maior que 35 com doenças agravadas pela obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardíacas, apneia, doenças do colesterol, osteoartrites e outras.

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!