Pesquisa da Pfizer revela preconceito e desconhecimento sobre dermatite atópica

Estudo da Pfizer mostra desconhecimento da população acerca da dermatite atópica
Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Coceira intensa e lesões avermelhadas, que podem cobrir mais da metade da superfície corporal, são alguns dos sintomas da dermatite atópica. A doença, que é inflamatória e crônica e afeta crianças e adultos, ainda é desconhecida por grande parte dos brasileiros.

Uma pesquisa sobre o tema, realizada com 2.327 internautas de diferentes regiões do Brasil, mostra que 60% das pessoas têm informações equivocadas ou insuficientes sobre a enfermidade – 36% a definem como uma alergia simples e 24% nada sabem a respeito.

Resultados da pesquisa

Intitulado “O que os brasileiros sabem sobre dermatite atópica”, realizado pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) a pedido da Pfizer, o levantamento revela que 41% dos respondentes nunca ouviram falar sobre a doença e 20% não sabem identificar os sintomas.

O desconhecimento leva a uma percepção equivocada sobre o impacto da doença para a qualidade de vida: quase um em cada cinco respondentes (19%) não está convencido de que a dermatite atópica pode atrapalhar atividades de rotina, como ir à escola ou trabalhar. No entanto, após conhecerem melhor a doença, 59% relataram que ficariam abalados se tivessem de conviver com os sintomas.

“Muitas vezes, a desinformação sobre a dermatite atópica alimenta o preconceito, acarretando prejuízos emocionais aos pacientes”, diz a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro. A pesquisa comprova a afirmação: mais de um a cada cinco pessoas (21%) não sabem dizer se a doença é contagiosa.

Apoio e informação

Os dados da nova pesquisa refletem a necessidade de um amplo trabalho educativo junto à população sobre dermatite atópica.

“Quando trabalhamos a conscientização sobre os sintomas, podemos contribuir para o diagnóstico precoce. Em outra frente, quando desfazemos mitos e mostramos que a doença não é contagiosa, por exemplo, ajudamos a criar um ambiente social mais empático para esses pacientes, com menos preconceito”, finaliza Adriana.

Veja também: Dermatite atópica: cuidados diários podem ajudar no controle da doença

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!