Posicionamento sobre o possível fim do Farmácia Popular

Leia o posicionamento oficial da entidade.
Farmácia Popular
Foto: Reprodução site Ministério da Saúde

A Ascoferj recebeu com preocupação a notícia de que o Governo Federal poderia pôr fim ao programa Aqui Tem Farmácia Popular para compor o Renda Brasil, uma versão melhorada do Bolsa Família.

O presidente Jair Bolsonaro declarou ontem (26/8) que a proposta do ministro Paulo Guedes precisa de ajustes, mas em nenhum momento disse claramente que manterá ativo o Aqui Tem Farmácia Popular. Então, ainda temos motivos para nos preocupar.

Atualmente, o programa conta com 31.005 farmácias credenciadas em 4.394 municípios brasileiros. Em 2020, foi registrado o atendimento a cerca de 17,6 milhões de pacientes. Interrompê-lo é temerário e um dano à saúde pública, pois colocaria em risco o tratamento de milhões de brasileiros portadores de doenças crônicas.

Para nós, que representamos mais de 1,4 mil farmácias e drogarias no Estado do Rio de Janeiro, o programa deveria ser aprimorado, ando a atender apenas pessoas de baixa renda, que realmente têm dificuldades de o devido à falta de recursos financeiros. Há pessoas com doenças crônicas que possuem condições de comprar o medicamento e que não necessitam da ajuda do governo.

E por que não pensar em uma parceria mais completa com os estabelecimentos credenciados, ampliando os serviços farmacêuticos? A farmácia poderia auxiliar o sistema público de saúde por meio do monitoramento de patologias que exigem acompanhamento permanente, como o controle da glicemia e pressão arterial. Essa parceria seria uma alternativa para desafogar o sistema público.

Exposto isso, fica aqui o nosso apelo para que o Ministério da Saúde e o presidente da República encontrem alternativas ao fim do Aqui Tem Farmácia Popular para viabilizar o Renda Brasil, que também é de extrema necessidade à parcela mais carente da população brasileira.

Veja também: Anvisa anuncia revisão da RDC nº 44/09

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil....
Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!