Medicamentos à venda em supermercados

Na última semana, o varejo farmacêutico se viu diante de dois novos projetos de lei que se configuram como ameaças ao segmento. Ambos determinam a obrigatoriedade de se contratar enfermeiro e nutricionista para farmácias e drogarias que aplicam vacinas e vendem suplementos nutricionais.

Esta semana, veio à tona um projeto de lei do Deputado Ronaldo Martins (PRB/CE), que prevê a possibilidade de supermercados dispensarem medicamentos isentos de prescrição (MIP). Segundo o projeto, “a permissão para que os supermercados e seus congêneres possam comercializar tais produtos serve para ampliar o o da população aos medicamentos, para facilitar o o ao tratamento de sintomas mais simples, com tratamento conhecido e reconhecido como eficaz e seguro, sem que, para isso, o consumidor tenha que ter o prévio à prescrição e ao médico, que é um recurso mais escasso”, justifica o deputado.

O Brasil possui mais de 80 mil farmácias e drogarias. Só no Estado do Rio de Janeiro são mais de 4 mil estabelecimentos à disposição dos consumidores. Além disso, esse projeto vem de encontro às leis e resoluções sanitárias que foram publicadas nos últimos anos, cujo principal objetivo é garantir o uso correto e seguro dos medicamentos. As normas sanitárias são rigorosas e foram criadas para que, mesmo sem prescrição médica, os consumidores possam ser orientados pelos farmacêuticos, afinal, qualquer medicamento está sujeito a provocar interações medicamentosas e reações adversas.

De acordo com a farmacêutica e consultora da Ascoferj, Betânia Alhan, os medicamentos isentos de prescrição, embora sejam vendidos no autoatendimento de farmácias e drogarias, não são isentos de efeitos colaterais. “Eles devem ser dispensados sob a orientação do farmacêutico para diminuir os riscos advindos do mau uso desses medicamentos, que poderá resultar em intoxicação, agravamento de doenças preexistentes e alergias. Para se ter uma ideia, um simples spray de própolis, quando utilizado por pessoas alérgicas a produtos apiários, pode causar um edema de glote e levar o paciente ao óbito”, destaca Betânia.

A Ascoferj é contra a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados. “Essa atividade traria risco à saúde da população, uma vez que não haveria a presença de um farmacêutico responsável técnico habilitado para orientar o consumidor”, comenta o presidente da entidade, Luis Carlos Marins. Segundo ele, a Ascoferj vai se mobilizar jurídica e politicamente para impedir que esse projeto seja aprovado.

Fonte: Comunicação Ascoferj

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil....
Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!