Tabagismo na gravidez é risco para bebês

Hoje é Dia Mundial de Combate ao Tabaco. O tabagismo é uma das principais causas do aparecimento de doenças respiratórias e até mesmo do câncer. Segundo dados do Atlas do Tabaco, publicação desenvolvida pelo Hospital de Amor em parceria com a Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society) e com a Fundação Mundial do Pulmão (World Lung Foundation), cerca de 90% dos casos de câncer diagnosticados no pescoço, na cabeça e na garganta são provenientes do consumo do tabaco.

Outro dado preocupante é o consumo da substância durante a gravidez. São altas as chances de o bebê apresentar alguma deformação ou adquirir alguma patologia no caso de gestante fumante. Em torno de 30% das deformações na cavidade bucal são decorrentes do consumo de tabaco durante a gravidez.

Mulheres que consomem cerca de 25 cigarros por dia podem aumentar em quatro vezes o risco de fenda palatina bilateral no recém-nascido. Se não for tratada de forma adequada, o problema pode levar a óbito.

Além disso, as mães fumantes têm mais chances de apresentar problemas durante a gravidez. Entre eles: o descolamento prematuro da placenta, a placenta prévia, a ruptura prematura de membranas, o parto prematuro, o aborto espontâneo ou mesmo a gravidez ectópica (quando ela ocorre fora do útero).

Tabagismo ivo – A exposição iva ao tabagismo também pode causar as mesmas doenças as quais a fumante ativa está sujeita. As crianças são as mais afetadas. Exames laboratoriais confirmam que 80% das crianças levadas ao Cincinnati Children’s Hospital Medical Center, nos Estados Unidos, por problemas de asma ou respiratórios eram expostas ao tabagismo ivo.

Outro levantamento realizado com crianças no Reino Unido anualmente aponta que o tabagismo ivo é o responsável por mais de 200.000 casos de infecção do trato respiratório inferior, 120.000 casos de doenças do ouvido médio, 22.000 novos casos de chiado e asma e 200 casos de meningite bacteriana.

De acordo com Atlas do Tabaco, cerca de 600.000 pessoas não fumantes morreram em 2010 em decorrência de doenças causadas apenas pela exposição ao tabaco.

Fonte: Hospital de Amor 

Foto: Vix  

Foto de Viviane Massi
Viviane Massi
Jornalista especializada em Varejo Farmacêutico, área em que atua há 15 anos.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil....
Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!