Takeda encomenda pesquisa sobre a relação dos brasileiros com dor de cabeça

Excesso de uso da tecnologia está relacionado à dor de cabeça.
Dor de cabeça
Foto: freepik

A biofarmacêutica Takeda encomendou uma pesquisa ao Ibope para entender quais são as causas da dor de cabeça (cefaleia). Intitulada “A relação dos brasileiros com a dor de cabeça”, a pesquisa mostra que o uso excessivo da tecnologia pode ser um fator estressante que desencadeia o surgimento e a frequência da dor de cabeça, mesmo que a população não saiba disso.

Resultado da pesquisa

Todos os entrevistados afirmaram usar o celular ao menos duas horas por dia, sendo que as mulheres e os jovens são os que mais gastam tempo utilizando o aparelho – 27% delas afirmaram utilizar por oito ou mais horas, enquanto 26% dos jovens entre 18 e 35 anos disseram fazer o mesmo. Do lado contrário, 27% dos homens e 29% das pessoas entre 35 e 55 anos disseram ar de 2 a 3 horas.

Cerca de 51% dos respondentes afirmaram não relacionar o uso excessivo do celular com as dores de cabeça. Para eles, diminuir o uso do aparelho não diminuiria a quantidade de vezes em que se tem dor de cabeça. A pesquisa mostra ainda que os principais fatores desencadeantes da cefaleia são o estresse (59%), privação de sono (52%) e problemas pessoais (32%).

Excesso de tecnologia x dor de cabeça

Evelyn Esteves Dias, neurologista membro da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), explicou que o uso excessivo de qualquer aparelho eletrônico pode contribuir para a dor de cabeça.

“Perante a realidade em que estamos vivendo, é natural o aumento do tempo de uso dos aparelhos eletrônicos. Sabendo que pode ser um fator desencadeante de dor de cabeça, é importante estabelecer uma rotina com intervalos de 15 minutos a cada uma hora, realizar alongamentos e prestar atenção em sua ergonomia, isto é, posição anatômica durante o uso. Identificar os fatores desencadeantes da dor de cabeça é imprescindível para que sejam tratados corretamente e não evoluam para uma cefaleia crônica e persistente”, revela a médica.

Veja também: Takeda é reconhecida por práticas com talentos acima dos 50 anos

Fonte: Revista da Farmácia

Foto de Ascoferj
Ascoferj
A Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj) é uma entidade sem fins lucrativos que atua para defender e preservar os interesses do varejo farmacêutico. No quadro de associados, há farmácias e drogarias independentes, redes de pequeno, médio e grande porte, empresas ligadas ao associativismo e distribuidores de medicamentos e perfumaria. Os associados têm uma série de benefícios e serviços, como assessoria jurídica, cursos de capacitação, consultoria em assuntos regulatórios, descontos e vantagens com parceiros, entre outros. Além disso, a tranquilidade de saber que não se está sozinho, que há com quem contar, principalmente nos momentos de crise. A Ascoferj também atua fortemente junto ao poder público, estreitando relações com o Governo do Estado, prefeituras, deputados, vereadores, secretarias públicas e órgãos reguladores.
Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Companhia obteve R$ 11,8 bilhões de receita bruta e consolidou sua presença em todos os estados do Brasil....
Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!