Testes e serviços clínicos inauguram nova era nas farmácias

Setor espera regularização da Anvisa para mudar jornada da saúde em todo Brasil.
Testes e serviços clínicos
Foto: Teste de Beta hCG para sintomas de gravidez / Divulgação

Os serviços clínicos, juntamente com uma diversidade de inúmeros testes laboratoriais remotos, prometem inaugurar nova era no atendimento de drogarias e farmácias. A pandemia e a promessa de atualização da RDC 302/2005 pela Anvisa, esperada ainda para 2023, são algumas motivações.

Leia: Roche Brasil cresce em 2022 e trará investimentos em inovação

Em 2022, pacientes brasileiros submeteram-se a mais de 8 milhões de serviços clínicos nos estabelecimentos farmacêuticos – aumento de 23% em relação a 2021, segundo a plataforma Clinicarx. Já a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) anunciou a marca de 20 milhões de testes da Covid-19 aplicados desde a eclosão do coronavírus no Brasil. Os números comprovam essa tendência, que continua em expansão.

O comércio farmacêutico sofreu muitas mudanças devido à pandemia, tanto no atendimento como nos serviços prestados. A Farmácia Indiana é uma delas. Há mais de 80 anos no mercado e com diversas salas dedicadas a atendimentos clínicos nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, a rede viu a demanda crescer. Entre os três testes mais procurados estão os de Beta hCG, para identificação de sintomas de gravidez; perfil lipídico, que detecta problemas associados a colesterol e triglicérides; e de dengue.

Leia também: Impacto Farma promove curso no Rio sobre métodos inovadores

“Assim que tivermos a regulamentação da Anvisa, esperamos estender o modelo de assistência clínica para nossas quase 130 farmácias”, revela Fernanda Andrade, gerente do departamento farmacêutico da rede.

Criada pelas redes de farmácias Drogal e Indiana, a Farma Ventures é a primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil. Lançada em março de 2020, a organização seleciona startups que apresentam sinergia com o Varejo Farmacêutico.

Fonte: Revista da Farmácia

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!