Três erros mais cometidos pelas farmácias

Ausência de indicadores de gestão, ineficiência no controle de estoque e falta de política de precificação estão entre os mais encontrados.
Três erros mais cometidos pelas farmácias
Foto: Divulgação

Para que uma farmácia tenha bom resultado no final do mês, ela precisa corrigir três erros que são muito comuns nos estabelecimentos de pequeno e médio porte.

Leia: Comportamento do consumidor de farmácia

Fábio Pinto, presidente da franquia Drogarias Max, participou do É de Farmácia e explicou que a ausência de indicadores de gestão é um erro muito comum nas farmácias.

“Ele é um dos principais erros. Há uma série de indicadores que devem ser medidos com recorrência, entre eles, o custo de mercadoria vendida (CMV) e as metas estabelecidas para a equipe. Eles são fundamentais para que o gestor consiga realizar uma boa tomada de decisão a partir dos resultados que obtém”, comenta Fábio.

A ineficiência no controle de estoque é o segundo erro. Geralmente, o valor em mercadoria chega a ser maior do que o montante que a farmácia tem na conta corrente. Por isso, é fundamental que os proprietários de farmácias façam inventário regularmente para controlar rupturas e reduzir os índices de perdas, sejam elas por furto, sejam por vencimento.

Leia também: Venda de medicamento com ajuda de robô

O terceiro erro é a ausência de política de precificação. O dono de farmácia precisa definir a sua estratégia de preços para cada grupo de medicamentos. Para isso, é necessário levar em conta tributação, preço da concorrência, demanda de mercado, contando, se possível, com sistemas desenvolvidos especificamente para o canal farma.

“Eu costumo dizer que uma empresa é como um ‘ser vivo’. Para que o ‘organismo’ desse ‘ser’ funcione bem, é necessário que todos os processos internos estejam interligados e se desenvolvam de forma correta”, finaliza Fábio.

Se você quer se aprofundar nesse conteúdo, assista ao programa na íntegra, já disponível no canal da Ascoferj, no YouTube.

Você precisa de ajuda com este assunto?
Receba nossos conteúdos
Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail notícias e comunicados importantes sobre o varejo farmacêutico e seu cadastro na Ascoferj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as principais notícias direto no celular

Veja também os seguintes artigos

Uso do medicamento para fins não médicos, como "pré-treino", levou a Anvisa a proibir versões em gummies....
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro....
Setor movimentou mais de R$ 20 bilhões em 2024, crescimento acima da média do mercado farmacêutico....
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais íveis....
De acordo com levantamento da ALANAC, 94% dos medicamentos genéricos comercializados no país são de fabricação nacional....
Oportunidades são para jovens com mais de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio....
Não existem mais artigos relacionados para exibir.

Saiba onde encontrar o número da matrícula

Todo associado, além do CNPJ, possui um número de matrícula que o identifica na Ascoferj. Abaixo, mostramos onde encontrá-lo no boleto bancário. Você vai precisar dele para seguir em frente com a inscrição.

BOLETO BANCÁRIO BRADESCO

Encontre em “Sacador / Avalista”.

boleto bradesco contribuição

BOLETO BANCÁRIO SANTANDER

Encontre em “Sacador/Avalista”.

boleto santander contribuição
Bulla GF 55 Rio

Associados Ascoferj têm 10% de desconto!